Blog

CABEAMENTO ESTRUTURADO: A importância da qualidade dos produtos.

Postado em novembro, 11, 2013 por - 2 Comentários

“Após tantos anos tentando mostrar a importância dos sistemas de cabeamento estruturado de qualidade para as instalações de redes, lutando contra a desinformação do mercado, agora os fabricantes vêm se deparando com a concorrência desleal de empresas que lançam produtos sem marca, cópias de produtos já consagrados e produtos falsificados.

Quando instalamos redes com produtos que não são certificados ou que não têm assistência técnica local, corremos o risco de colocar todo o nosso investimento em TI sob risco de operação inadequada ou completa paralisação.

A existência de produtos de segunda ou terceira linha não é proibida, mas deve-se alertar o mercado quando há tentativas de colocar esses produtos em pé de igualdade com produtos de tecnologia de ponta com a finalidade de enganar o consumidor.

Por isso, ao adquirirmos produtos de cabeamento, devemos levar em conta a relação custo/benefício. De nada adianta termos os produtos mais baratos se eles não conseguirão garantir uma boa qualidade e uma longa vida a nossa infra-estrutura.”

Instalação de Rede de Dados

Postado em março, 26, 2012 por - 2 Comentários

A instalaçăo correta do Cabeamento é essencial para o bom desempenho da Rede de Dados. A instalação deverá  satisfazer as especificações determinadas nas normas mais recentes.

As normas para Fast Ethernet ( 100 base – TX) e Gigabit Ethernet (1 Gb/s ), são determinadas pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos),  sociedade técnico-profissional Internacional dedicada ao avanço da teoria e prática da Engenharia nos campos da Eletricidade, Eletrônica e Computação.
Essas normas definem os parâmetros que o sistema de cabeamento deve atender para assegurar o perfeito funcionamento da  Rede de Dados, assim, se faz necessário a Certificação da instalação do cabeamento, pois,  protege não apenas o instalador, mas também o usuário final, que pode ter a certeza que o sistema satisfaz as normas técnicas especificadas.

Durante a Certificação de um link permanente de Categoria 5e ou  6, são realizadas várias medições, sendo elas:

- Perda de Inserção (Atenuação).
- Atraso de Propagação.
- Delay Skew.
- Next.
- PS Next.
- EL Fext.
- PS El Fest.
- Retorno Loss.
- SRL ( Perda de Retorno Estrutural).

Uma boa compreensăo dos parâmetros a serem medidos, e do que pode afetar cada um deles, dará a segurança do pleno funcionamento da Rede de Dados. No campo das Telecomunicações e do Cabeamento de Rede, é fundamental contar com a padronização de produtos, sistemas e procedimentos de testes para garantir a vida útil do sistema.

UTP Connection

Qualidade para os seus Projetos